Tempo de leitura: 11 minutos
Quem passa férias no Algarve sabe que o sol estará sempre presente, sentirá temperaturas agradáveis, contemplará praias deslumbrantes, provará ingredientes frescos nos restaurantes e muito, muito mais. Reserve a sua casa de férias e embarque numa das melhores aventuras da sua vida! Explore a região como nunca antes com este roteiro que preparámos, destacando os 12 sítios a visitar no Algarve.
Fotografia de Andrea Piacquadio – Pexels
Explore o Algarve de ponta a ponta em pouco tempo: alugue um carro e percorra uma das duas estradas que atravessam a região. A nossa sugestão para umas férias verdadeiramente proveitosas é reservar uma casa de férias no Barlavento algarvio e embarcar na aventura. Crie o seu próprio itinerário com as nossas sugestões e descubra lugares magníficos no Algarve.
1. Lagos
Não há nada como começar as férias a conhecer a cidade que o hospedará nos próximos dias. Lagos é uma das melhores cidades para visitar. São muitos os pontos turísticos de interesse para conhecer e passar vários dias na cidade. Comece pela avenida dos Descobrimentos, passe pela Marina de Lagos, pelo Mercado Municipal de Lagos, ou pela praça Infante Dom Henrique e desvende a história que esta cidade carregou ao longo dos anos ao visitar o museu Mercado dos Escravos e a Igreja de Santa Maria.
Mais perto da costa, não poderá perder uma visita à Ponta da Piedade. É um dos cenários mais espetaculares que poderá presenciar e o melhor, é que pode ser visitada por terra ou por barco. Para obter informações sobre os bilhetes das viagens de barco até à Ponta da Piedade, veja as nossas sugestões em “Experiências”.
Fotografia de Cristiano Pinto – Unsplash
2. Odeceixe
Num Algarve longe dos grandes empreendimentos turísticos e dos prédios altos, encontre paz em Odeceixe. Quase na fronteira terrestre com o Alentejo, onde as paisagens se confundem com o casario branco, está esta freguesia com tanto para conhecer. Comece por aprender que a ribeira de Seixe é circulável por um trilho de 16 quilómetros. Este é um dos percursos circulares da Rota Vicentina que proporcionam vistas panorâmicas de cortar a respiração. Conheça melhor o trilho Odeceixe-ao-Rio, e caminhe em família, ou com os amigos.
Seguindo os caminhos da Ribeira de Seixe, explore a Praia de Odeceixe e descubra um lugar ideal para os amantes do mar que também apreciam as águas quentes e tranquilas de um riacho (esta é uma das muitas praias com Bandeira Azul no Algarve). No topo desta praia, há bares com esplanadas de frente para o mar, excelentes opções para apreciar a vastidão do oceano deste lado do Algarve. Para desfrutar da vista desta pitoresca vila, suba até ao Moinho de Vento de Odeceixe e perca-se na imensidão da paisagem preservada do Algarve mais ocidental.
Distância Lagos – Odeceixe: 49 minutos
Fotografia de Tadeas P. – Unsplash
3. Aljezur
Os destinos de natureza estão sempre na sua lista de lugares a visitar? Por abrigar diferentes habitats, ter uma vasta biodiversidade e ser um excelente local para desportos náuticos, Aljezur é considerado um dos melhores destinos de natureza a nível europeu. Entre a serra e o mar, cercada por casas tradicionais e um castelo, Aljezur é um dos lugares que definitivamente não deve perder a oportunidade de conhecer ou revisitar. Por aqui, deixe-se encantar pelas iguarias de peixe, carne e pela famosa batata-doce de Aljezur. Este tubérculo é celebrado num festival que ocorre anualmente em novembro.
O surf é um dos desportos mais praticados nas praias de Aljezur. É na praia da Arrifana e na praia do Amado, que poderá ver vários surfistas a dominar as ondas como ninguém. As praias de Odeceixe, Bordeira e Amoreira pelo contrário, são mais calmas e recebem dezenas de banhistas ao longo do verão.
Distância Lagos – Aljezur: 32 minutos
Fotografia de Thibault Mokuenko – Unsplash
4. Sagres
Se gosta de perseguir o pôr do sol, em Sagres, qualquer local escolhido é pura magia. Numa vila onde existem várias excursões para observar o pôr do sol entre petiscos e vinho, só faria sentido experienciar esta atividade em grupo pelo menos uma vez na vida. Se, porventura, desejar observar o pôr do sol sozinho, sugerimos o Miradouro do Castelejo, um ponto de vigia no alto das falésias da praia de Cordoama de onde conseguirá ter uma vista panorâmica do oceano e das formações rochosas. Não se esqueça de levar os petiscos, o vinho e um casaco para os dias mais frescos.
Sagres é uma vila repleta de histórias sobre os navegadores portugueses, e como prova disso, existem monumentos dessa época. Visite a Fortaleza de Sagres, a Rosa dos Ventos, que encerra muitos mistérios sobre a sua função, e a igreja no recinto da fortaleza. Não deixe Sagres sem experimentar os perceves e o mexilhão fresco num dos diversos restaurantes da vila.
Distância Lagos – Sagres: 35 minutos
Fotografia de Claudius Virciu – Unsplash
5. Estômbar
É uma pequena freguesia de Lagoa com várias atrações turísticas, incluindo o reconhecido parque aquático Slide & Splash. Este é um espaço para toda a família, adequado tanto para os mais corajosos como para os mais tranquilos. Dispõe de escorregas, piscinas e espetáculos com animais, proporcionando um dia de diversão pura.
Outra atração que se encontra aqui são as Fontes de Estômbar, como são conhecidas. O nome oficial é Parque Municipal das Fontes, e no local, reina o convívio com a natureza, os mergulhos na água doce das fontes e os piqueniques na área de merendas e churrasco. Aproveite para explorar o lado natural do Algarve em Estômbar.
Distância Lagos – Estômbar: 30 minutos
Fotografia de Denniz Futalan – Pexels
6. Silves
Já foi a capital do Algarve durante o período mouro e hoje é uma das cidades mais históricas da região. Ao longe, avista-se um castelo de tons quentes, construído com a típica pedra de grés da região. O castelo é o ex-libris de Silves, e as influências mouriscas ainda persistem atualmente. Para manter viva a ligação à era mourisca, que perdurou por 500 anos em Silves, todos os verões é realizada a Feira Medieval de Silves. Uma celebração que se estende pelas ruas dentro e fora das muralhas, apresentando música, recriações históricas e bancas de comércio e comida.
Silves encontra-se circundada por laranjais, sendo a fruta mais produzida no Algarve. A construção da barragem do Arade contribuiu significativamente para a visibilidade e expansão da produção por todo o país. Na barragem, pode desfrutar de passeios, planear um piquenique ou percorrer o trilho circular ao redor da água. Outro local que deve visitar é a Capela dos Ossos em Alcantarilha, uma construção do século XVI localizada ao lado da Igreja Matriz da aldeia.
Distância Lagos – Silves: 31 minutos
Fotografia de Algarve Promotion
7. Carvoeiro
Reconhecida pelas suas praias, clima e pela Gruta de Benagil, Carvoeiro é um dos pontos mais visitados no Algarve, escondendo vários tesouros. A Boneca, uma gruta no topo de uma falésia com duas bonitas janelas com vista para o mar. Ali perto encontra-se o Algar Seco, uma série de formações rochosas esculpidas pelo mar e pelo vento, onde também poderá descobrir algumas piscinas naturais.
Uma das atividades imperdíveis em Carvoeiro são os passeios de barco. Existem vários itinerários, mas o mais popular é o que parte da Praia de Benagil para a gruta com o mesmo nome. Na gruta, pode sair do barco (se a maré estiver baixa) e admirar a “chaminé”, um buraco no teto da gruta por onde o sol espreita.
Distância Lagos – Carvoeiro: 36 minutos
Fotografia de Francois Olwage – Unsplash
8. Ferragudo
Na paisagem desta vila de Lagoa, convivem as casas brancas, o rio Arade e a arte da pesca. A vila celebrou em 2020 os seus 500 anos de existência e, após tanto tempo, conseguimos compreender imediatamente por que os seus residentes orgulham-se tanto. Ferragudo ainda preserva a cultura tradicional algarvia, mesmo que o turismo seja o motor da economia.
Ferragudo é para visitar com calma, percorrendo as ruas em calçada portuguesa e apreciar uma bebida ao final do dia no mítico bar “Os Três Macacos”. Ou, se preferir, termine o dia na Praia Grande, num bar com música ao vivo, com vista para o Forte de São João do Arade.
Se é adepto de caminhadas, em Ferragudo pode iniciar o Caminho dos Promontórios. Este é um trilho que faz parte dos 7 Vales Suspensos e nele, só verá beleza natural. São 7 quilómetros que começam junto ao molhe de Ferragudo e terminam na Praia do Paraíso em Carvoeiro.
Distância Lagos – Ferragudo: 37 minutos
Fotografia de Simon Moore – Unsplash
9. Monchique
Monchique abriga o ponto mais alto e a vegetação mais fresca do Algarve, notada nas cidades ao redor. É o pulmão da região e um dos lugares que deve mesmo visitar durante as suas férias. Comece pela vila e surpreenda-se com os sabores da serra. Dos enchidos ao presunto, prove e desfrute desta festa no paladar. Uma das bebidas mais características do sul de Portugal está na Casa do Medronho. A par do medronho está o mel de rosmaninho da serra, que poderá encontrar na loja do mel e do medronho.
Em Monchique, dedique um dia inteiro às caminhadas na natureza ou ao bem-estar e relaxe nas termas de água alcalina, ótima para a saúde.
Distância Lagos – Monchique: 43 minutos
Fotografia de Algarve Promotion
10. Paderne
Sugerimos que visite mais uma pequena freguesia e conheça o verdadeiro Algarve. Longe do turismo de massa, desta vez a nossa sugestão incide no concelho de Albufeira. Paderne é uma aldeia do interior, mas conta já com 7 séculos de história e algumas atrações que não deve perder. Uma delas é o castelo de Paderne, conquistado aos mouros em 1248. A caminho do castelo encontrará um antigo lavadouro, outrora o ponto de encontro do povo para lavar a roupa ou recolher água para beber. Destacamos também o moinho do Leitão, de onde consegue observar o mar, a serra e a paisagem do barrocal. Neste moinho, ainda é possível assistir à moagem tradicional.
Acrescentamos uma curiosidade sobre esta aldeia do barrocal algarvio. Aqui, foi fundada uma das mais antigas bandas filarmónicas do sul de Portugal, a Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, criada em 1859.
Distância Lagos – Paderne: 44 minutos
Fotografia de Algarve Promotion
11. Alte
Alte, pertencente a Loulé, é uma vila rodeada por extensos campos de laranjais, onde o horizonte é interrompido pela segunda serra do Algarve, a serra do Caldeirão. É uma pequena terra que pode ser visitada numa tarde, mas aconselhamos a ficar mais umas horas para aproveitar o bom tempo e as águas da Queda do Vigário, uma pequena cascata que, em algumas alturas do ano, forma uma piscina natural. Neste espaço, junto à cascata, há uma zona de relvado e um parque de merendas.
Passeie pelas ruas do centro da vila, visite a casa da mascote de Alte, um burro simpático com o nome de Baltazar e, por fim, espreite as Fontes de Alte, outro espaço envolto de natureza, com muitas sombras e indicado para as crianças.
Distância Lagos – Alte: 53 minutos
Fotografia de Algarve Promotion
12. Tavira
Comece pelo centro histórico e inspire-se na conservação do património desta cidade. Percorra as ruas de calçada e chegue ao ponto onde todos se cruzam, o Mercado da Ribeira, que fica na margem do rio Gilão. Uma das duas curiosidades sobre Tavira, talvez seja o número de igrejas existentes na cidade: são 21 igrejas ao todo. A segunda curiosidade está relacionada com o castelo: a lenda conta que a filha do governador mouro não conseguiu salvar-se das invasões, tendo um final fatídico. Por essa razão, nas noites de São João (de 23 para 24 de junho), aparece como moura encantada para chorar o seu trágico destino.
Em Tavira, existe um local muito curioso com o nome de “Tavira Eye”. É uma câmara obscura que se situa num antigo reservatório de água inaugurado em 1931. Este espaço funciona com o sol do Algarve, que aparece em média 300 dias por ano. Aqui é possível ver Tavira numa perspetiva única de 360 graus.
Distância Lagos – Tavira: 1:09 minutos
Fotografia de Tanguy Sauvin – Unsplash
Aproveite o Algarve por inteiro e explore as muitas cidades, vilas e aldeias características da região. Se ainda não reservou a sua casa de férias no Algarve, contacte-nos. Temos várias opções no nosso portefólio.